Vereadores aprovam projeto que cria o censo municipal de animais domésticos
Os parlamentares aprovaram ainda 10 pedidos de providências e receberam 4 projetos de lei que foram encaminhados para análise das comissões
Publicado em 29/05/2024 17:37
Durante a 8ª sessão ordinária da Câmara de Mutum os vereadores aprovaram em votação única e por unanimidade o projeto de lei nº 06 que cria o censo municipal de animais domésticos. De autoria dos vereadores Malvina Quintão de Oliveira (PT), Júlio César Augusto (PT), Nélia Eterna de Oliveira (PT) e Ronivaldo José de Assis (Avante) a proposta tem o objetivo de monitorar a população de animais domésticos em Mutum a partir da criação de um banco de dados. A realização do censo será anual e caberá à secretaria municipal de saúde e disponibilizado em uma plataforma online.
Em primeira votação foram aprovados 3 projetos. O que institui o programa de regularização fundiária, o REURB, o que cria vaga adicional ao cargo de técnico em radiologia e o que cria o cargo de coordenador de compras de medicamentos e materiais de saúde.
Foram também apresentados aos parlamentares mutuenses 4 projetos de lei. As proposições seguiram para análise e parecer das comissões.
Orador
O servidor Cleuto Evangelista, que atua como técnico de enfermagem no distrito de Roseiral usou a tribuna durante a reunião para denunciar a situação vivenciada por ele que segundo o servidor é uma “perseguição política”. “O Prefeito me proibiu de ir na roça com os médicos, nem na roça fazer um soro em um paciente eu posso mais, nem fazer vacina eu posso mais” desabafou Cleuto durante sua fala.
Pedidos de providências
Durante a reunião foram aprovados 10 pedidos de providências.
Os vereadores Júlio César Augusto (PT), Malvina Quintão de Oliveira (PT) e Nélia Eterna de Oliveira (PT) apresentaram 4 pedidos. Um que pede a instalação de rede elétrica e postes com luminárias na rua três, no distrito de Lajinha de Mutum. Um outro pede o reajuste do salário e das diárias dos funcionários públicos que atuam no cargo de motorista. Um outro solicita a instalação de uma manilha no córrego dos Lopes, no local conhecido como Alto Nambor, em Humaitá e um outro requer o patrolamento da estrada do Córrego Cachoeira Alta em Imbiruçu
As vereadoras Malvina Quintão de Oliveira (PT) e Nélia Eterna de Oliveira (PT) apresentaram um pedido de providência solicitado que seja concedido adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde.
O vereado Ronivaldo José de Assis (Avante) apresentou 2 pedidos. Um que requer o reajuste do salário dos funcionários públicos que atuam como psicólogos. O outro pedido solicita a reforma e revitalização a quadra da Escola Municipal José Cândido Ferreira, no córrego de São Roque.
O vereador Reinaldo Luiz da Silva (PTB) solicitou ao executivo a instalação de tabelas e suportes para a prática de basquete no Poliesportivo Municipal. Ele também pediu o calçamento da Rua G, no distrito de Ocidente.
O vereador Juarez Calixto da Silva pediu a construção de um minicampo de futebol e também a instalação de mais bancos próximo ao Parque infantil Gabrielly da Rocha Ferraz, na praça de eventos João da Costa. Neste mesmo pedido o parlamentar solicita a construção de duas quadras de areia com iluminação noturna no antigo parque de exposições para a prática de “beach tênis”.
por Câmara Municipal de Mutum - MG